top of page

PROJETOS DE PESQUISA

Em andamento

ARTE NO PONTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO: CONTEÚDOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Desde 2020

Tem como objetivo geral realizar estudo e análise do desenvolvimento da produção e do ensino de arte (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) nos contextos da educação básica na região do Pontal do Triângulo nas cidades de Ituiutaba, Santa Vitória, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Cachoeira Dourada e Monte Alegre. Com o intuito de avançar nas pesquisas que priorizam uma história da atividade artística, bem como, provocar uma discussão sobre a produção cultural e a formação de professores esta pesquisa inscreve como problematização inicial como os artistas, professores e pesquisadores garantiram/garantem aos estudantes da educação básica conhecimentos e vivências de aspectos teóricos, práticos, técnicos, representacionais e expressivos em música, artes visuais, teatro e dança? Seria possível afirmar que esses fazeres se orientam sob quais perspectivas? Essas questões tomam com a priori a consideração da relevância pedagógica do ensino de arte para a formação do cidadão. Assim sob a ótica de discussão de autores como BARBOSA (2005), BOSI (1989), CERTEAU (1982), FAZENDA (1995), GUINSBURG (2007) , LEVI (2000), PATRIOTA (2008), entre outros tomaremos como fonte para esta discussão a análise das expressões que se encontram registradas por meio de arquivos fotográficos e fílmicos, notícias de jornais e relatos de experiência dos sujeitos fazedores desta história. Busca-se a partir da problematização apresentada a consideração de que existe uma produção artística relevante no contexto do Pontal do Triângulo Mineiro. Caso comprovada esta hipótese, busca-se o reconhecimento dos sujeitos e locais produtores de arte, objeto que deve ser tratado a fim de constar nos manuais escolares. Por fim, este projeto ambiciona conhecer o fazer artístico no interior de Minas Gerais procurando contribuir acerca das reflexões e ações no tocante à construção de materiais didático-pedagógicos concernentes aos conteúdos regionais, como apresenta a da Base Nacional Comum Curricular.

Coordenadora: Profª Simone Aparecida dos Passos - GEPLELL

Entre em contato

A ABORDAGEM DAS INFLUÊNCIAS LINGUÍSTICAS INDÍGENAS E AFRICANAS SOBRE O PORTUGUÊS BRASILEIRO (PB) NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

Desde 2020

O Português do Brasil (PB) como conhecido e falado hoje, resulta, entre outros aspectos, do contato do Português Europeu com as línguas indígenas e africanas. Estudos (CASTILHO, 2010; CASTRO, 1980; 2001; LUCCHESI, BAXTER; RIBEIRO, 2009) demonstram que a constituição do léxico, determinadas características morfossintáticas, fonológicas e prosódicas se dão por herança do contato entre essas línguas e perpetuaram-se sobretudo nas variantes orais. Posto isso e considerando as diretrizes para o ensino de Língua Portuguesa (PCN, BNCC) no tocante às variações linguísticas, ao preconceito linguístico e à oralidade, o projeto tem por objetivo principal identificar os modos pelos quais a herança linguística indígena e africana na constituição do Português Brasileiro têm sido abordadas nas aulas dedicadas à Língua Portuguesa, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Interessa-nos observar materiais didáticos e práticas pedagógicas, buscando identificar (a) se a temática é abordada pelos materiais didáticos e/ou nas aulas ministradas; e (b) de que maneira é abordada (estudo do léxico, discussões sobre variação e norma, nos conteúdos de literatura, entre outras possibilidades). O estudo deverá ser realizado em escolas públicas e particulares nos seis municípios da microrregião de Ituiutaba. São eles: Cachoeira Dourada, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Ituiutaba e Santa Vitória.

Coordenadora: Profª Mical de Melo Marcelino - GEPLELL

Equipe: Profª Karina Klinke / Prof. Leandro Andrade Fernandes / Profª Maria Aparecida Augusto Satto Vilela / Thaís Martins Padovane / Nathália Martins Rodrigues / Charlene Cristiane Medeiros de Moura.

IDENTIFICAÇÕES DE GÊNEROS E SEXUALIDADE POSSÍVEIS EM LITERATURA BRASILEIRA E MÍDIAS DIGITAIS NO SÉCULO XXI

Desde 2021

Horkheimer e Adorno, em seu livro Temas básicos da sociologia (1973, p. 84-85) interpretam o mecanismo da identificação como “um lugar decisivo no processo de formação social, na cultura e na civilização, que Freud se nega a separar. Com a identificação tem início a ‘sublimação dos impulsos sexuais’; ela permite o aparecimento do ‘sentimento social’”. Assim, ela acontece quando a pessoa reconhece sua relação consigo, produz um “eu” “na relação com o outro bem como as construções coletivas de pertencimentos sejam eles de nação (territórios), raças, gêneros, sexualidades, gostos” (LIMA, 2014, p.36). Consideramos nesta pesquisa dois artefatos culturais que fazem parte da formação social, cultural e civilizatória: a literatura e as mídias digitais. A arte literária remonta os primórdios da humanidade, produzida na oralidade e na escrita, tem servido ao deleite, à expressão sociocultural, à resistência, ao estudo e a outras possibilidades, com inúmeras formas de divulgação, desde a contação de estórias, passando pelo impresso e culminando nas mídias digitais. A mídia digital, por sua vez, é a comunicação realizada por meio da internet e existe desde a década de 1970, quando ela e os primeiros e-mails começaram a ser criados pelo mundo. Ela não é somente um canal de comunicação para a literatura, mas para inúmeras formas de convívio que servem como mecanismo de identificação das pessoas e suas construções coletivas de pertencimento. Esta pesquisa propõe abarcar as possibilidades de identificação de gêneros e sexualidade de a literatura brasileira – produzida, editada e disponibilizada – em impressos e mídias digitais no século XXI. Questiona: quais as possibilidades de identificação de gêneros e sexualidade presentes na literatura brasileira do século XXI, impressa e digital? Fundamentada na epistemologia sócio crítica, utiliza o método historiográfico para mapear as produções nacionais em diferentes veículos de divulgação, a fim de compreender o campo de possibilidades que a literatura brasileira oferece para a identificação sociocultural de gêneros e sexualidade. Consideramos que este mapeamento e o objetivo desta pesquisa podem abarcar investigações de outras mídias digitais por parte de integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Leitura, Escrita, Livros e Linguagens.


HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. (Org.). Temas básicos da sociologia. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, Universidade de São Paulo, 1973.

LIMA, Fátima. Corpos, gêneros, sexualidades: políticas de subjetivação. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2014.

Coordenação: Profª Karina Klinke - GEPLELL

Equipe: Beatriz Fernanda Carreira / Eduarda Paula Santos

CURSO DE MAGISTÉRIO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: IMAGENS DA PRODUÇÃO DO ENSINO DE ARTE EM ITUIUTABA.

Desde 2020

A proposta deste projeto de pesquisa tem por objetivo dar continuidade aos estudos e análises iniciadas acerca da produção de arte na cidade de Ituiutaba. Esta demanda, fixa-se na produção artística-pedagógica desenvolvida pelo curso de magistério de educação artística do Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade, da cidade de Ituiutaba, único no Triângulo Mineiro a oferecer tal formação. Pretende-se nesta fase da pesquisa coletar e reunir acervos de imagens (fotos, cartazes, folders, reportagens) referentes às produções artísticas concebidas para a formação de professores de educação artística de 1ª a 4ª série e analisar os repertórios produzidos pelo referido curso. Interessante mencionar que este acervo se situa entre os anos de 1970 e 1989, período da existência do curso de magistério em educação artística, de efervescência da música popular brasileira e um período de ditadura militar. A importância deste trabalho está em levantarmos material para que se conheça, reconheça e valorize os contextos das práticas formativas acerca do ensino de arte no interior do Brasil e sua relação com a história nacional. Nisto, a proposta visa a construção de breve histórico sobre o ensino de arte na cidade de Ituiutaba; coletar, reunir e analisar material imagético; analisar o repertório das produções; reconhecer artistas e produtores regionais; e, deste montante produzir material didático e informacional sobre arte nos contextos regionais como preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Coordenadora: Profª Simone Aparecida dos Passos - GEPLELL

Integrante: Hugo Vieira da Silveira 

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Produtos

MÃES PRETAS DA CONGADA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MULHERES CONGADEIRAS SOBRE MANIFESTAÇÕES DE RACISMO E MACHISMO.

Desde 2020

Propomo-nos a focar esta pesquisa nas relações das mulheres negras e suas influências no contexto da congada. Apoiaremos na Teoria das representações sociais (MOSCOVICI, 2003) que são conhecimento elaborado e compartilhado socialmente, visando à construção de uma realidade comum a um grupo, enriquecida pela perspectiva das africanidades (OLIVEIRA, 2009) que acrescenta o universo sociocultural afro-brasileiro. Objetivamos estudar as representações sociais de mulheres congadeiras sobre racismo e machismo, a partir de suas histórias de vida, nos seguintes aspectos: conceito de si, atuação na congada, liderança feminina e relações sociais. Será estudado o Coletivo Mães pretas da congada, pois são mulheres congadeiras que tem procurado organizarem-se coletivamente para enfrentar as mais diversas dificuldades para a prática cultural. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas. A técnica de tratamento a serem dadas ao material coletado será a técnica de análise de conteúdo, em particular, a análise da enunciação.

Coordenadora: Profª Luciane Ribeiro Dias Gonçalves - NEPERE-NEABi-Pontal

Produtos

VOZES DAS MULHERES NO SLAM ZUMBI DOS PALMARES: ANÁLISE DE CONTEÚDO DA COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL.

Desde 2020

Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa, que terá como metodologia a pesquisa documental, debruçando sobre materiais de divulgação das batalhas e das poesias produzidas por mulheres no Slam Zumbi dos Palmares de Ituiutaba ? MG. Sabemos o slam é uma manifestação cultural contemporânea e a participação de mulheres nessa atividade cultural, vem crescendo a cada dia. Havendo inclusive, grupos com apresentação exclusiva de mulheres. Este trabalho analisará o conteúdo das poesias e materiais de divulgação apresentadas por essas mulheres, tendo como categorias relevantes a relação de gênero e de raça, na perspectiva da interseccionalidade, a fim de desvelar nas mesmas concepções de mundo, presença das mulheres na sociedade, o combate ao racismo e a visão sobre Educação. Como serão as poesias das mulheres no Slam Zumbi dos Palmares? E os materiais de divulgação? Os textos possuem marcas de autoria? Assumem características políticas? Temos como hipótese que os textos das poetas do Slam Zumbi dos Palmares possuem essas características. Assim a proposta de pesquisa aqui apresentada pretende analisar o conteúdo do material de divulgação e de poesias escritas por mulheres no Slam Zumbi dos Palmares, buscando fazer inferências sobre reexistências quanto aos antecedentes da comunicação e os efeitos dessa comunicação por meio das unidades de análise.

Coordenadora: Profª Luciane Ribeiro Dias Gonçalves - NEPERE-NEABi-Pontal

Produtos

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO PRIMEIRO DICIONÁRIO INFANTIL ILUSTRADO BILÍNGUE LIBRAS/ELIS X PORTUGUÊS.

Desde 2020

Coordenação: Prof. Leandro Andrade Fernandes - GEPLELL

Projeto de Doutorado em desenvolvimento na UFCAT. 

Produtos
bottom of page